sábado, 6 de novembro de 2010

Ser feliz ou ter razão?


Quando eu era menino, às vezes a minha mãe preparava um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. E eu lembro-me especialmente de uma noite, quando ela fez um lanche deste tipo, depois de um dia de trabalho muito “cansativo”.
A mesa estava quase pronta, só faltavam as torradas, que a minha mãe finalmente trouxe e as colocou, completamente queimadas, na frente do meu pai. Naquele momento eu fiquei á espera para ver qual seria a reacção dele, e tudo o que ele fez, foi pegar numa torrada, sorrir para a minha mãe e perguntar-me como tinha sido o meu dia na escola.
Eu não me lembro do que lhe respondi, mas lembro-me de tê-lo visto a barrar a torrada com geleia e comer cada pedaço da torrada queimada.
Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi a minha mãe desculpar-se por ter queimado a torrada, e nunca esquecerei o que ele lhe respondeu:
- Amor, eu adoro uma torradinha queimada…
Mais tarde, quando fui dar um beijo de boa noite ao meu pai, perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada. Ele envolveu-me nos seus braços e disse-me:
- Meu filho, a tua mãe teve um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada. Além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém. A vida é cheia de imperfeições e as pessoas tão pouco são perfeitas. Eu também não sou o melhor marido, empregado, ou cozinheiro!


Como dissemos anteriormente na mensagem Ser Feliz ou Ter Razão, “Inteligência Emocional é a capacidade de manipularmos as nossas emoções para que elas trabalhem a nosso favor e nos levem para mais perto dos nossos objectivos.” (Marco Fabossi)
Neste contexto, qual é o seu objectivo? Ser feliz ou ter razão? Seja qual for o ambiente ou situação; em casa, no trabalho, no trânsito ou nos seus relacionamentos, qual tem sido a sua preferência? Ter razão ou ser feliz?
Um líder emocionalmente inteligente aprende a aceitar as falhas dos outros, porque se conhece a si mesmo e sabe que também tem muitas falhas, como todo o ser humano. Sabe também que as pessoas boas fazem coisas ruins, e que factos isolados não podem determinar o que as pessoas de facto são.
Não ponha a chave da sua felicidade no bolso de outra pessoa. Não entregue o controle das suas emoções nas mãos dos outros. Seja um líder emocionalmente inteligente. Conduza as suas emoções e as suas reacções em direcção aos seus objectivos, e seja mais feliz!




1 comentário:

  1. "Não ponha a chave da sua felicidade no bolso de outra pessoa. Não entregue o controle das suas emoções nas mãos dos outros." nao nos bolsos de outras pessoas nem no controle de outras pessoas... mas sim nas pessoas k gostamos e confiamos... uma vez k se as pessoas que mais gostamos n se sentirem felizes nos tbm nunca iremos estar felizes... :)
    "Seja um líder emocionalmente inteligente. Conduza as suas emoções e as suas reacções em direcção aos seus objectivos..." como anteriormente n deixe para trás ou se esqueça das pessoas a sua volta... se n penso k se seguir só esses objectivos, n ira ser feliz.. :P

    ResponderEliminar