sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ser feliz ou ter razão?


Oito horas da noite, atrasado, um casal segue para um jantar na casa de uns amigos. Tanto o endereço como o caminho são novos, mas a esposa teve o cuidado de conferir o mapa antes de sair.
O marido dirige, enquanto ela o orienta e pede para que vire na próxima rua à esquerda, porém ele tem certeza de que deve virar à direita.
Uma pequena discussão se inicia, mas ela deixa que ele decida o que fazer.
Ele então vira à direita, mas percebe que estava errado.
Com certa dificuldade, ele admite o erro, enquanto faz o retorno.
Neste momento a sua esposa sorri e diz:
- Meu amor, não há nenhum problema em chegarmos um bocadinho atrasados.
- Mas se tinhas tanta certeza que eu estava a dizer-te o caminho errado, porque não insistis-te mais um pouco? – Perguntou o marido.
- Bem, entre ter razão e ser feliz, eu prefiro ser feliz. Nós estávamos à beira de uma discussão, e se eu insistisse um pouco mais, teríamos estragado a nossa noite.


Antes reagir às situações, faça duas perguntas muito simples a si mesmo: “Qual é o meu objectivo? Esta atitude que estou prestes a ter coloca-me mais perto ou afasta-me dos meus objectivos?” Se a resposta a esta última pergunta é “Afasta-me dos meus objectivos”, então descarte-a. Prefira ser feliz!
Isto vale para qualquer área das nossas vidas. Se saiu de casa para se divertir, divirta-se. Se está no trabalho para fazer o seu melhor, faça-o. Se viajou para relaxar, então relaxe. Não deixe que situações inesperadas lhe causem sentimentos ou emoções que o afastem dos seus objectivos. Nós gastamos muita energia para demonstrarmos que temos razão, quando deveríamos usá-la para conquistar aquilo que realmente desejamos. Afinal, o que prefere: Ser feliz ou ter razão?



3 comentários:

  1. "Através do humor vemos no que parece racional, o irracional; no que parece importante, o insignificante. Ele também desperta o nosso sentido de sobrevivência e preserva a nossa saúde mental."-Charles Chaplin

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns pela vossa iniciativa!!
    Se precisarem de algo da minha parte, apesar de não estar na escola, disponham!
    Beijinhos e bom trabalho!
    Marta Costa, psicóloga
    (spo.ribeirosanches@gmail.com)

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada pela sua disponibilidade D.Marta.
    Beijinhos e obrigada!

    Em breve iremos contactá-la!

    ResponderEliminar