quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mas porque é tão importante a Inteligência Emocional?


Muitas pessoas acham-se pessoas de sucesso em todas as formas tradicionais (dinheiro, vida social, etc), mas mesmo assim não se sentem satisfeitas. Criar um significado na vida requer necessariamente uma forte componente de relacionamentos entre o indivíduo e tudo o que o rodeia, e para isso é necessária a Inteligência Emocional.
Neste momento a pergunta será, “Mas como é que criamos um forte sentido dessa tal de Inteligência Emocional?”. A resposta a esta pergunta envolve doze aspectos, de seguida vamos mencioná-los e apresentar uma breve explicação acerca de cada um.

1. Ser consciente: Reconhecer individualmente cada emoção e como é que ocorrem. Entender também o porquê daquela emoção e compreender os seus efeitos (bons ou maus) sobre si.

2. Controle: Resistir aos impulsos, manter a calma mesmo quando o caos prevalece, e pensar sempre de forma ponderada.

3. Avaliação: Conhecer os seus pontos fortes e as suas fraquezas, aprendendo com os erros, e tentar sempre construir com base no que já tem numa tentativa de se tornar melhor.

4. Visão: Criar um sentido de orientação na sua vida, tentando prever e antecipar os problemas, e prestar atenção aos detalhes de cada problema.

5. Criatividade: Pensar sempre mais além, desenvolver tolerância pela ambiguidade, e manter uma abertura à mudança.

6. Inovação: Procurar soluções não convencionais para os problemas, mantendo o espírito aberto à novidade, e aplicando a criatividade em formas práticas.

7. Ambição: Definir metas difíceis mas atingíveis, elevar constantemente a barra sempre á procura da excelência, e alimentar a necessidade de realização sempre que puder.

8. Iniciativa: Dê o primeiro passo quando surge a oportunidade, nunca se retraia apenas porque não é a sua descrição de trabalho, e terá por vezes de flexibilizar as regras quando se tratar de fazer progressos.

9. Carácter: Aceite a responsabilidade pelo seu desempenho individual, adoptando uma abordagem centrada no seu trabalho, e terá a compreensão de que mais ninguém tem a culpa das suas incapacidades.

10. Adaptabilidade: Admita o erro quando falhar, permanecendo flexível diante dos obstáculos, e nunca ser demasiado teimoso quando é necessário mudar.

11. Independência: Viver com um inabalável senso de quem é, de fazer as suas próprias decisões em face da pressão de outros, e não ter medo de agir apesar das enormes dúvidas e do possível risco.

12. Optimismo: Compreenda que todos cometem erros, mas escolha persistir, não importa quantas vezes tenha fracassado, e mantenha sempre a esperança que o sucesso estará ao virar da esquina.



2 comentários:

  1. Venho por este meio dár muita força ao vosso trabalho e apresentar toda a minha disponibilidade para ajudar.
    Até ao momento estão de parabéns.
    Nãso percam a força e o entusiásmo.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pela disponibilidade e pela ajuda que nos têm dado.

    ResponderEliminar