terça-feira, 26 de outubro de 2010

A Inteligência Emocional divide-se em 4 domínios. Quais são?



1-Percepção das emoções, isto é, inclui habilidades envolvidas na identificação de sentimentos por estímulos: através da voz ou expressão facial, por exemplo, a pessoa que sobressai nessa habilidade percebe a variação e a mudança no estado emocional de outra; a segunda ramificação da inteligência emocional;

2-Uso das emoções, isto é, implica a capacidade de empregar as informações emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio;

3-Entender emoções, é a habilidade de captar variações emocionais nem sempre evidentes;

4-Controle (e transformação) da emoção, o aspecto mais habitualmente identificado da inteligência emocional – aptidão para lidar com esse sentimento.



Inteligência Emocional


A Inteligência Emocional é um conceito que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Esta combina as inteligências interpessoal e intrapessoal.
Uma grande maioria duvida que seja possível descrever e medir a IE da mesma maneira que a cognitiva, por meio de um único valor numérico.
Possivelmente, as qualidades emocionais são demasiadamente diferentes e diversas: algumas pessoas podem controlar bem as agressões, mas ficam desamparadas frente aos seus medos.
As emoções são mecanismos que nos ajudam a reagir com rapidez perante acontecimentos inesperados, a tomar decisões com prontidão e segurança, e a comunicar de forma não verbal com outras pessoas.
Quem pretende ter êxito tem de saber controlar com destreza as suas emoções, tanto as próprias como as de terceiros.