sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sem riscos nem efeitos secundários

A Inteligência Emocional e a Saúde

            A saúde e as emoções estão um pouco ligadas, pois algumas doenças são influenciadas pelas nossas emoções. Por exemplo, as doenças no baço e no estômago estão relacionadas com a timidez, as preocupações e as apreensões, tais como, as doenças dos pulmões e do intestino grosso estão relacionadas com a tristeza e a resignação.
            O nosso corpo reage de uma forma sensível às nossas sobrecargas emocionais, a relação entre os medos e as doenças do estômago é um exemplo disso. Assim, as emoções negativas são um risco para a nossa saúde.
            Os aborrecimentos e as irritações frequentes são bem mais prejudiciais para a nossa saúde do que o tabaco ou a hipertensão.
            As pessoas com tendência depressivas têm maior probabilidade de sofrer de doenças de costas crónicas.
             As nossas emoções e os nossos pensamentos influenciam nas nossas defesas. As situações de stress podem “abater” o nosso sistema imunológico.
            As pessoas optimistas não desistem perante uma doença, pois partem do princípio que podem influenciar o processo de cura.
            Mas, pelo contrário os estudos de espírito depressivos dificultam ainda mais a cura.
            Assim, as pessoas deprimidas não estão em condições de contribuir de forma actua para a sua própria cura para o bem da nossa saúde!

Sejam Felizes e Sorriam muito todos os dias: D

Ser um profissional competente não é tudo!

A Inteligência Emocional no trabalho
            Herry Ford disse:” Se há um segredo para o êxito, é o seguinte: entender o ponto de vista dos outros e ver as coisas com os seus olhos.”
            Se basta isto para ter êxito, então não basta o esforço para se conseguir uma boa formação ou obtenção de títulos académicos. Quem quer ter êxito tem de saber controlar as suas emoções.
            As emoções positivas estimulam o êxito profissional, pois se sentirmos o prazer em estar na escola porque os nossos colegas de trabalho são bons colegas o nosso rendimento será melhor. Mas, pelo contrário as emoções negativas limitam-nos, pois se temos medo de tirar más, sem dar-mos conta cometemos mais erros o que nos levará a baixar as notas.   

A Inteligência de amanhã

            Depois de tanto investimento na Inteligência Racional descobriu-se que não só a razão é importante, mas também as emoções são fundamentais na vida do homem, pois são a base para comunicar e convencer.
            Hoje para triunfarmos não basta competência técnica em Inteligência Racional (QI), pois a confiança em si próprio, a criatividade, o à-vontade no relacionamento e a autonomia fazem a diferença.
            A dinâmica da comunicação a interdependência e o desafio da cooperação são uma aprendizagem urgente.
            A Inteligência Emocional e a capacidade de relacionamento são a Inteligência de amanhã!    

Emoção e Sentimento!

É a mesma coisa?
            Não! Emoção é um impulso neural, que faz com que o nosso organismo entre em acção.
            A emoção é diferente do sentimento porque este é um estudo psico-fisiológico, isto é, está associado ao nosso temperamento à nossa personalidade e às nossas motivações, enquanto o sentimento é uma emoção transmitida pelo centro cognitivo do nosso cérebro o que produz as nossas emoções.